Plano Funerário

Por que contratar um plano?

Quando ocorre um falecimento de um familiar, tratar das questões ligadas ao funeral nesse momento tão difícil pode se tornar uma tarefa um tanto quanto complicada. Muitas vezes, a falta de conhecimento para lidar com questões como, a contratação de uma funerária, a escolha do caixão, como será o transporte do corpo e de outros detalhes do sepultamento, acaba gerando transtornos ainda maiores. É nessas horas que ter uma cobertura de auxílio funeral ou assistência funeral pode fazer toda a diferença.Elas normalmente são contratadas como adicionais nas apólices de seguro de vida, mas também podem encontradas em outros tipos de seguros como, por exemplo, condomínio, residencial e empresarial. Não resta dúvida que os benefícios que essas coberturas oferecem são amplamente recomendados, mas é preciso que você fique atento às pequenas diferenças que existem entre elas, principalmente na hora de acionar os serviços.

O que é auxílio funeral?

Basicamente, o auxílio funeral é uma cobertura que garante o reembolso dos gastos referentes ao funeral em caso de morte de uma pessoa. Existem duas modalidades de contratação, a individual, onde só você será assistido, e a familiar, onde a cobertura será estendida ao seu cônjuge ou companheiro(a) e aos seus filhos com idade até 18 anos, ou até 24 anos, se estudantes universitários. Nesta cobertura, a escolha da empresa que irá prestar o serviço é livre, ou seja, você será o responsável por contratar o serviço diretamente com um prestador, assim como supervisionar a execução dos mesmos. Posteriormente, para que você tenha o reembolso das despesas referentes ao funeral, será necessário enviar para a seguradora as notas fiscais emitidas pelo prestador. E, conforme as condições contratuais, o pagamento será feito aos beneficiários ou a quem assumiu os gastos, não ultrapassando o valor limite de indenização estabelecido na apólice.

Fique atento aos limites previstos em contrato!

Claro que não vamos ficar pensando nisso sempre, mas é importante que você saiba qual é o limite de indenização estipulado em contrato para as despesas que a seguradora irá assumir, ou as características dos serviços que serão prestados, caso seja acionada uma ou outra cobertura. Lembre-se que todas as despesas que excederem o limite contratado na apólice serão de responsabilidade da sua família, assim como todos os serviços que não estiverem previstos em contrato e que forem solicitados ou acertados diretamente com o prestador do serviço. No mais, para saber quais são os serviços ou limites de indenização previstos na sua assistência funeral ou auxílio funeral, leia com atenção as condições gerais (contrato), consulte o seu corretor de seguros ou procure a sua seguradora.